Home > A Chia

A Chia


O que é a Chia?

É uma pequena semente de alto valor nutricional e energético originária do sul do México, usada há milhares de anos para o consumo humano e que por perseguições religiosas ficou mais de cinco séculos no ostracismo. Possui grãos escuros e claros de cerca de 1mm de diâmetro. 


 

História: 

 - Há evidências de que a Chia foi usada como alimento desde 3500 a.c. E depois, ela teria sido usada como moeda, no centro do México, entre 1500 a 900 a.c.

 - Os Astecas consideravam a semente de Chia como de alto valor energético, sendo ela, um alimento essencial para se utilizar antes de exercícios militares. Há relatos de batalhas em que guerreiros Astecas obtiveram êxito com a energia que a Chia teria proporcionado.

- Os 4 principais grãos consumidos pela civilização Asteca eram: Milho, Chia, Feijão e Amaranto.                                                            

- A Chia era usada pelos Astecas como alimento, misturada com água em bebidas, moída como farinha, em alimento para aves, prensada para obter seu óleo e utilizada em pinturas.

- Os Astecas ofereciam a Chia para os seus Deuses em cerimônias religiosas. Os conquistadores espanhóis, que queriam propagar o catolicismo, durante a colonização da América, incentivaram o fim do consumo da semente devido a esta reverência.

       


Citações sobra a Chia:                                                

  Abaixo, a Chia é citada em um trecho do livro Best Seller pelo New York Times, Born to Run (Nascido para Correr), que fala sobre a tribo Tarahumara, famosa por ter super-corredores:

       “(...) No que se refere às propriedades nutricionais, uma colher de sopa de chia pode ser comparada a uma vitamina preparada com salmão, espinafre e hormônios humanos para o crescimento. Apesar de minúsculas, as sementes são ricas em Ômega 3, Ômega 6, proteínas, cálcio, ferro, zinco, fibras e antioxidantes. Se você tivesse de escolher apenas um alimento para levar a uma ilha deserta, a melhor opção seria Chia – pelo menos se a sua preocupação fosse fortalecer os músculos e reduzir o colesterol e os riscos de problemas cardíacos. Depois de alguns meses de dieta a base dessa semente, talvez conseguisse voltar para casa a nado (...)”

   


 

Veja abaixo o infográfico da Chia! 

         

                     

                                   


 

                                  A Chia comparada com outros excelentes alimentos:

                       

 

 

 


 

                                    


Perguntas Frequentes sobre a Chia:

 

1- Por que a Chia desapareceu por tanto tempo?

Os conquistadores espanhóis que queriam propagar o catolicismo, após a colonização da América, incentivaram o fim do consumo da Chia devido ao seu uso em cerimônias religiosas que referendavam Deuses Astecas.

2- Como posso comer a Chia?

A Chia pode ser consumida inteira ou moída. Uma de suas grandes vantagens em relação a outros alimentos ricos em nutrientes, é que ela tem sabor neutro e assim pode ser adicionada a praticamente qualquer alimento. A Chia não é perecível, durando em torno de 2 anos na forma de grãos.

3-Quanto de Chia devo comer por dia?

Especialistas indicam de 15 a 20 gramas por dia (2 a 3 colheres de sobremesa).

4- O consumo de Chia é seguro?

A Chia tem sido consumida pelos seres humanos há milhares de anos. A FDA (Food Drugs and Administration) órgão americano correspondente à Anvisa no Brasil, afirmou que a Chia é um alimento, ao invés de suplemento, e pode ser consumido sem restrições.

5 – Posso perder peso consumindo Chia?

A semente de Chia por si só não emagrece. Porém, o grão quando em contato com a água forma um gel de até 12 vezes o seu tamanho original. Assim, a Chia se expande no estômago, diminuindo os espaços e provocando saciedade no indivíduo .

7-Como diferenciar sementes de boa qualidade das ruins?

As sementes de Chia são cinzas ou brancas. Sementes marrons são aquelas que foram colhidas imaturas, contém menos óleo, ômega 3 e proteínas.

8- Há diferença nutricional entre sementes de Chia cinzas e brancas?

Testes indicam que não existem diferenças significativas entre as sementes brancas e cinzas, a não ser a própria cor. 


 

                                  

 

 

 

 




A Chia é considerada uma das maiores fontes vegetais de ômega 3 do mundo. A semente de Chia é rica em proteína, potássio, fósforo, magnésio, selênio, zinco, antioxidantes, entre outros. As sementes de Chia são um aliado para o emagrecimento, pois quando em contato com a água formam um gel 12 vezes maior que o seu tamanho original. Assim, a Chia se expande no estômago, diminuindo os espaços e provocando saciedade no indivíduo. A Casa da Chia vende todos os derivados de Chia, sendo um site de referência para quem quer comprar este incrível alimento. Encontre aqui sementes de Chia, farinhas de Chia, chocolates com Chia, cereais de Chia, cápsulas de Chia, entre tantos outros produtos com Chia. Além disso, e principalmente, na Casa da Chia você busca todas as informações que procura sobre a Chia.
fechar
Loja segura

A presença do selo LOJA SEGURA, quer dizer que todos os dados informados para a realização da transação financeira nessa loja virtual estão protegidos contra interceptação.

Este selo garante que a infra-estrutura de segurança utilizada nesta Loja Virtual foi projetada para oferecer o máximo de proteção e eficiência aos seus clientes, possibilitando a realização das transações com o máximo de segurança.

Loja segura
Company:
Adress:
Telephone:
Email Contact:
CPF/CPNJ:

Loja segura

Essa loja virtual está hospedada em um moderno parque de servidores, onde estão hospedadas centenas de lojas virtuais que utilizam a plataforma Shop Delivery, reconhecida como referência em qualidade e garantia de um comércio eletrônico seguro.

Como protocolo de segurança de tráfego, esta loja utiliza o SSL. Ele criptografa todas as informações, de modo que não possam ser lidas ou alteradas por terceiros enquanto estão transitando pela Internet.

Loja segura